Notícias › 24/05/2018

Santa Sé debate novas políticas e estilos de vida na era digital

Com o tema “Debate sobre novas políticas e estilos de vida na era digital”, realiza-se em Roma, hoje e sexta-feira, 24 e 25 de maio, e no Vaticano, no sábado, dia 26, a Conferência internacional 2018 promovida pela Fundação Centesimus Annus – Pro Pontifice, por ocasião do 25º aniversário de sua instituição, em 1993, com um ato quirógrafo de São João Paulo II.

Na conclusão, audiência privada com o Papa Francisco

No sábado terá lugar uma sessão presidida pelo secretário de Estado vaticano, Cardeal Pietro Parolin, na qual o Patriarca ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, fará uma reflexão sobre o tema “Uma agenda cristã comum para o Bem Comum”. Ao término, os participantes terão uma audiência privada com o Papa Francisco.

Expoentes do mundo acadêmico

O evento internacional terá trinta e quatro conferencistas, provenientes de várias partes do mundo. Entre estes, expoentes da Pontifícia Academia para a Vida, da Fundação Vaticana Gravissimum Educationis, da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), da Conferência Europeia dos Sindicatos e um certo número de economistas engajados no trabalho acadêmico e dirigentes empresariais.

“Os temas fundamentais da economia, da solidariedade, da formação, da alimentação e da evangelização nortearão a Conferência internacional.”

A Conferência terá início com uma sessão que proporá várias contribuições de caráter interdisciplinar sobre quais são as prioridades e princípios de uma economia centralizada na dignidade e solidariedade entre as pessoas, lançando um olhar, ao mesmo tempo, para as “novidades” que hoje exercem maior impacto em nossa vida.

Formação dos jovens segundo as exigências atuais

Ademais, uma sessão de trabalho abordará o tema da formação refletindo sobre como esta pode ser voltada para preparar os jovens a inserir-se numa área de trabalho que atualmente e cada vez mais requer novas especializações e capacidades de renovar-se continuamente.

Nas considerações finais, os esforços de evangelização

Outra sessão introduzirá um tema de discussão – entre os que foram indicados pelo Papa Francisco – concernente à cadeia alimentar e à cultura “do descartável”. Evocando o momento voltado para os esforços de evangelização num mundo cada vez mais caracterizado por conflitos, a sessão conclusiva se concentrará nas considerações do prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Cardeal Fernando Filoni.

Por Vatican News



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *