APONTANDO CAMINHOS
PARA QUE VOCÊ MOSTRE A DIREÇÃO
Por Claudete Aparecida de Melo Gomes Batista *
Apontando caminhos para que você mostre a direção. Esse foi o tema da 4ª edição do maior encontro nacional de catequistas, que reuniu cerca de duas mil pessoas de todas as regiões do Brasil no Centro de Eventos do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida entre os dias 3 e 5 de fevereiro. Se estar na casa da “Mãe” já é uma bênção, imagina a alegria e a graça de crescer na fé, através da palavra do “Pai”. Uma só palavra: emoção!
É assim que posso resumir estes três dias de muita formação e inspiração, ao qual tive o privilégio de participar junto com a Sônia, catequista e amiga que me motivou. Foram muitos conhecimentos transmitidos pelos palestrantes, entre eles religiosos e teólogos. Temas como: catequese inclusiva, importância do acolhimento e respeito à diversidade; uso das metodologias ativas; zelo na preparação dos encontros catequéticos com as diferentes idades; participação e envolvimento das famílias; interação da catequese com as outras pastorais; Bíblia como centro dos encontros; importância do testemunho na vida do catequista, nos fizeram refletir sobre como estamos conduzindo a missão enquanto evangelizadores. É notório reconhecer a importância da espiritualidade na prática catequética.
Uma das palestras que merece destaque: “O catequista a serviço de uma Igreja ministerial e sinodal”, proferida pela Ir. Maria Aparecida, que sabiamente ressaltou que, para estarmos em comunhão com a catequese, primeiro devemos estar em comunhão com Deus.
Outra coisa que chamou bastante atenção foi a participação dos jovens. Perceber que eles estão ativos e comprometidos com a evangelização em suas comunidades, traz uma enorme alegria. A organização também merece parabéns, colaboradores sempre atenciosos e acolhedores, prontos para auxiliar em qualquer dificuldade.
Enfim, houve momentos de adoração, espiritualidade, encontros com a Palavra, que alimentam, motivam e renovam a fé. Voltamos mais fortalecidos para nossas paróquias, prontos para recebermos nossos catequizandos de braços abertos e com muito amor, mostrar a direção que Jesus nos ensina. Com certeza este ano foi a primeira de muitas participações. Em 2024 quero voltar e motivar outros catequistas da Paróquia, para que juntos sejamos mais fortes no amor do Pai e na evangelização em nossas comunidades.
* Claudete Aparecida de Melo Gomes Batista
Coordenadora da Pastoral Catequética da Paróquia São João Batista.
Publicado em: 24 fev. 2023