Pe. Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos é nomeado bispo de Barra do Garças (MT)

A Santa Sé divulgou nesta quarta-feira, 18 de outubro, a nomeação do Monsenhor Paulo Renato F. G. Campos como novo bispo da diocesano de Barra do Garças (MT). Atualmente ele é administrador da Paróquia São João Batista, na Diocese de São José dos Campos –SP. É, mestre em Teologia Fundamental pela Pontificia Università Gregoriana e MBA em Relações Institucionais pelo IBMEC-BRASÍLIA. A partir de sua nomeação, recebe o título de Monsenhor.

Para nossa Igreja particular sua nomeação é motivo de grande alegria, ainda mais durante a celebração do 3º ano vocacional da Igreja no Brasil. Sinal de nossa Diocese tem oferecido a Igreja de Jesus: Santas vocações.

As datas da Ordenação e Posse Episcopal  serão divulgados posteriormente.

Biografia Mons. Paulo Renato F. G. Campos

Mons. Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos nasceu em 11 de janeiro de 1973, em São Paulo, Estado de São Paulo. Entrou para o seminário da diocese de São José dos Campos, Estado de São Paulo. Cursou Filosofia no Instituto de Filosofia Santa Teresinha da Diocese de São José dos Campos e Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus da Congregação dos Sacerdotes do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos / PUC-RIO) em Taubaté, também no Estado de São Paulo.

Obteve Mestrado em Teologia Fundamental pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (2010 – 2012) e MBA – Master in Business Administration – em Relações Institucionais pelo IBMEC-BRASÍLIA (2021 – 2022).

Recebeu a ordenação presbiteral em 20 de março de 2004 e desempenhou os seguintes encargos: Vigário Paroquial, Quase-pároco, Administrador Paroquial, Pároco, Coordenador Diocesano de Pastoral, Membro da Equipe Formadora do Seminário. Lecionou na Escola Diocesana de Teologia para Leigos e Leigas, Escola Diaconal, Faculdade Católica de São José dos Campos e Faculdade Dehoniana. Foi ainda membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores.

Acompanhou o Grupo Executivo Nacional do Movimento de Cursilhos de Cristandade – GEN/MCC e foi Sacerdote Conselheiro Espiritual da Super Região Brasil do Movimento das Equipes de Nossa Senhora – SCE SRB/ENS, colaborando ainda com a Equipe Responsável Internacional – ERI/ENS.

De 2016 a 2023 foi assessor de Relações Institucionais e Governamentais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB em Brasília-DF. Desde julho de 2023 está como Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista em Jacareí, diocese de São José dos Campos

Diocese do Mato Grosso – Barra do Garças

A Diocese de Barra do Garças é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Cuiabá e ao Conselho Episcopal Regional Oeste II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da Arquidiocese de Cuiabá.

Área: 59.840 km²

Bispo Eleito: Mons. Paulo Renato Fernandes Gonçalves de Campos

População: 145 549 (IBGE 2000)

Geografia da cidade Barra do Garças

Localiza-se a uma latitude 15º53’24” sul e a uma longitude 52º15’24” oeste, estando a uma altitude de 318 metros e possui uma área de 9.078,983 km². Está em conturbação com os municípios de Pontal do Araguaia, de Mato Grosso, e Aragarças, de Goiás, sendo separado destes apenas pelos Rios Garças e Araguaia.

Encravado aos pés da Serra Azul, um braço da Serra do Roncador, o município é banhado pelos Rios Araguaia e Garças.

Por razões geográficas, culturais e econômicas, o município, assim como a maioria da Região Leste de Mato Grosso adota o Horário de Brasília e não o Horário de Cuiabá. A diferença de horário em relação ao restante do estado, deve-se pela proximidade com o estado de Goiás. Em contrapartida, o município não adota o Horário de Verão

Assista o anúncio da Nomeação do Monsenhor Paulo Renato F. G. Campos

Quem Somos

A Paróquia São João Batista foi instalada em 14 de outubro de 1968, no  entanto,  teve  seu  primeiro  pároco  nomeado  apenas  no  ano seguinte,  Cônego  Antônio  Borges  Serra.  Já  na  década  de  1970, a comunidade precisou se empenhar na construção  de  uma  nova igreja matriz, dado que a existente não comportava muitas pessoas. Depois da inauguração da nova matriz São João Batista, a  primeira passou  a ser  denominada Capela Nossa Senhora  de  Fátima. Devido à grande dimensão territorial e ao aumento da população, a Paróquia São João Batista cedeu território para a criação  da Quase-paróquia São Silvestre em 1987 e para a criação das paróquias São Francisco de Assis e Maria Auxiliadora dos Cristãos em 1995. No início dos anos 2000, a igreja matriz foi reformada e ampliada, sendo dedicada em 21 de dezembro de 2006.  Cônego Borges, que foi pároco por vinte anos,  teve seus restos mortais transladados para a Igreja Matriz, onde encontra-se sepultado desde 2008.  A Paróquia São João Batista celebrou seu Jubileu de Ouro em 2018.

Mais Recentes