Ordenação diaconal dos seminaristas Elder e Francis

No próximo dia 17 de fevereiro, às 19h30, no Santuário São Judas Tadeu em São José dos Campos, acontecerá a ordenação diaconal dos seminaristas Elder Américo Bachião e Franciélio dos Santos Dias, que fizeram estágio pastoral na Paróquia São João Batista em 2015-2016 e 2017-2018, respectivamente. Com eles serão ordenados ainda os seminaristas Bruno Bustamante, Jefferson de Oliveira e Sérgio Ribeiro. O lema de ordenação deles será: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens” (Mt 4,19). A Paróquia está fretando ônibus para marcar presença na celebração e apoiar a caminhada vocacional dos novos diáconos. Interessados podem procurar a secretaria paroquial.

Elder

Nascido no dia 21 de abril de 1986, Elder Américo Bachião é filho de Pedro Marçal Bachião e Francisca Aparecida Américo Bachião. Tem duas irmãs, Daiane Gislene Bachião e Darlene Juceli Bachião. Sua paróquia de origem é Nossa Senhora Aparecida, Parque Interlagos, São José dos Campos. Entrou no seminário em 2015 e realizou atividade pastoral nas paróquias: São João Batista (2015-2016), Santa Rita de Cássia (2017-2018), São José Operário – Vila Paiva (2019), São João Bosco (2020-2021) e São José Operário – Cidade Salvador (2022). Exercerá o diaconado na Paróquia Nossa Senhora do Patrocínio em Igaratá.

“A expectativa da ordenação diaconal está sendo muito interessante, pois estou podendo vivenciar o carinho de Deus e do povo. Será um momento muito importante desta nova etapa vocacional de minha vida.”

Francis

Nascido no dia 10 de outubro de 1984, Franciélio dos Santos Dias é filho de Francisco de Assis Dias (in memorian) e Tereza dos Santos Dias. Tem uma irmã, Elaine dos Santos Dias, e três irmãos, Almir dos Santos Dias, Francisco de Assis Dias Filho e Juan Lucena dos Santos. Sua paróquia de origem é São Bento, Jardim Morumbi, São José dos Campos. Entrou no seminário em 2015 e realizou atividade pastoral nas paróquias: Coração Eucarístico de Jesus (2015-2016), São João Batista (2017-2018), São Francisco Xavier (2019-2020) e São Dimas (2021-2022). Exercerá o diaconado na Paróquia Imaculada Conceição em Eugênio de Melo, São José dos Campos.

“Com muita alegria convido a todos para participar da celebração em que seremos ordenados diáconos. Faltam palavras para expressar tamanha gratidão para com todos com quem tive contato e nasceu uma grande amizade. Diante desse sentimento de gratidão, gostaria de viver esse momento com os que rezam e rezaram por minha vocação. Espero que esse tempo como diácono transitório seja um período de crescimento pessoal e espiritual e de proximidade com o povo. Sou muito grato a todos que me ajudaram a chegar até a ordenação, pois o Povo de Deus tem muito a nos ensinar, além de expressar a presença e o carinho de Deus para conosco.”

Quem Somos

A Paróquia São João Batista foi instalada em 14 de outubro de 1968, no  entanto,  teve  seu  primeiro  pároco  nomeado  apenas  no  ano seguinte,  Cônego  Antônio  Borges  Serra.  Já  na  década  de  1970, a comunidade precisou se empenhar na construção  de  uma  nova igreja matriz, dado que a existente não comportava muitas pessoas. Depois da inauguração da nova matriz São João Batista, a  primeira passou  a ser  denominada Capela Nossa Senhora  de  Fátima. Devido à grande dimensão territorial e ao aumento da população, a Paróquia São João Batista cedeu território para a criação  da Quase-paróquia São Silvestre em 1987 e para a criação das paróquias São Francisco de Assis e Maria Auxiliadora dos Cristãos em 1995. No início dos anos 2000, a igreja matriz foi reformada e ampliada, sendo dedicada em 21 de dezembro de 2006.  Cônego Borges, que foi pároco por vinte anos,  teve seus restos mortais transladados para a Igreja Matriz, onde encontra-se sepultado desde 2008.  A Paróquia São João Batista celebrou seu Jubileu de Ouro em 2018.

Mais Recentes