Os jovens têm o direito de conhecer Jesus

OS JOVENS TÊM O DIREITO DE CONHECER JESUS

Por Marina Helena de Andrade *

No último dia 11 de março, ocorreu em nossa Diocese o 2º Encontro Diocesano de Formação de Líderes Jovens. Esse evento, organizado pelo Setor Juventude, tem como objetivo reunir as lideranças das paróquias, movimentos e comunidades da Diocese de São José dos Campos para discutir sobre assuntos relacionados à juventude católica. Representando a Paróquia São João Batista, estavam presentes Tayná Oliveira e eu, Marina de Andrade, coordenadoras do Grupo de Animação Missionária (GAM), e Heloisa de Andrade, cerimoniária.

Além de momentos de oração, palestras e colocações muito pertinentes, esse encontro possibilitou, desde a primeira edição, a oportunidade de estabelecer relações com jovens de outras paróquias, sobretudo os da Região Pastoral Imaculada Conceição. Dessa maneira, foi possível pensar ideias, metas e ações, para serem realizadas não apenas em nível diocesano ou paroquial, mas também em nível de Região Pastoral.

Dentre o que foi discutido, houve um consenso de que há necessidade de nos aproximarmos dos crismandos, proporcionando a eles momentos de espiritualidade, além dos encontros semanais da catequese, a fim de que possam firmar a decisão de permanecer na Igreja através de grupos ou pastorais.

Dom Cesar, em sua colocação na abertura do evento, afirmou que “o Setor Juventude é para aqueles que têm amor aos jovens” e recordou ainda que “os jovens têm o direito de conhecer Jesus!” Assim, é possível refletir um pouco mais sobre nossa missão enquanto liderança juvenil e pensar em estratégias para transmitir aos adolescentes e jovens a alegria de conhecer a Cristo.

A música cantada durante o encontro, Haja mais amor do grupo Vocal Livre, vai de encontro ao que o dom Cesar pontuou e leva-nos a refletir sobre o nosso papel como cristãos, pois, antes de sermos coordenadores, somos filhos e filhas de Deus e devemos ser exemplos para aqueles que estão junto de nós, levando o amor, o perdão, a amizade e a partilha. Que este ano seja frutuoso para os jovens da Paróquia e de toda a Diocese!

* Marina Helena de Andrade

Coordenadora do Grupo de Animação Missionária (GAM) da Paróquia São João Batista.

Publicado em: 15 mar. 2023

Quem Somos

A Paróquia São João Batista foi instalada em 14 de outubro de 1968, no  entanto,  teve  seu  primeiro  pároco  nomeado  apenas  no  ano seguinte,  Cônego  Antônio  Borges  Serra.  Já  na  década  de  1970, a comunidade precisou se empenhar na construção  de  uma  nova igreja matriz, dado que a existente não comportava muitas pessoas. Depois da inauguração da nova matriz São João Batista, a  primeira passou  a ser  denominada Capela Nossa Senhora  de  Fátima. Devido à grande dimensão territorial e ao aumento da população, a Paróquia São João Batista cedeu território para a criação  da Quase-paróquia São Silvestre em 1987 e para a criação das paróquias São Francisco de Assis e Maria Auxiliadora dos Cristãos em 1995. No início dos anos 2000, a igreja matriz foi reformada e ampliada, sendo dedicada em 21 de dezembro de 2006.  Cônego Borges, que foi pároco por vinte anos,  teve seus restos mortais transladados para a Igreja Matriz, onde encontra-se sepultado desde 2008.  A Paróquia São João Batista celebrou seu Jubileu de Ouro em 2018.

Mais Recentes